Global Reporting Initiative (GRI) é uma instituição independente sem fins lucrativos, fundada em 1997, com a intenção de ajudar empresas, repartições públicas, ONGs e outras organizações a comunicarem seus impactos.
Os milhares de relatórios de sustentabilidade produzidos neste padrão, em mais de 100 países pelo mundo, estão permitindo que as organizações e seus stakeholders tomem decisões pautadas em benefícios econômicos, ambientais e sociais para todos.
Desenvolver relatórios de sustentabilidade é um processo que envolve:
-Mensuração (Coleta de dados)
-Divulgação do desempenho sustentável
Estes, por sua vez, permitem às empresas e demais organizações:
- Desenvolver uma estratégia de gestão voltada para o futuro, levando em consideração os impactos positivos e negativos das ações fomentadas pela organização.
- Melhorar o diálogo entre os acionistas, o que auxilia as empresas a identificar riscos e oportunidades ligados à sustentabilidade;
- Ajudar na comunicação com a sociedade, demonstrando para a população os impactos das suas ações no planeta.
Sendo assim, os relatórios de sustentabilidade criam uma linha de comunicação direta com a sociedade e impulsionam uma maior transparência dos impactos críticos e relevantes sobre o meio ambiente, sobre os aspectos sociais e econômicos gerados pelas ações humanas.