Projetos em ESG para mineradoras

Projetos em ESG para mineradoras

Projetos em ESG para mineradoras Environment, Social and Governance, ou ESG é um dos conceitos mais abordados recentemente no mundo corporativo (suas buscas no google dobraram em um período de 12 meses), tratando-se de uma evolução da forma de atuação das empresas, havendo necessariamente a incorporação de ações e práticas sustentáveis relacionadas à preservação e à regeneração ambiental, promoção de um mundo responsável e justo para as pessoas e a utilização de melhores processos administrativos. Essas informações são quantificadas e analisadas por investidores e consumidores conscientes, que buscam um mundo mais ético, justo e saudável.

É notório que empresas que atuam de acordo com os padrões ESG e comprovem tal atuação, sejam reconhecidas por investidores e consumidores, resultando em incremento de competitividade, longevidade, solidez, melhor gestão de risco e resiliência em tempos de crise. Sendo assim, empresas estão investindo pesado para tornarem-se mais sustentáveis, por exemplo, cerca de 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa serão ESG até 2025, de acordo com dados da PwC.

A aplicabilidade de cada um dos três elementos ESG é ampla e pode variar de acordo com o modelo de negócio. A governança é o ponto de partida, onde políticas, regras e práticas empresariais são determinadas visando excelência na gestão e propiciando a incorporação de medidas práticas promotoras de responsabilidade social e ambiental, desde o ambiente de dentro da empresa até no relacionamento desta com fornecedores e com o meio ambiente de onde advém a matéria prima.

Projetos em ESG para mineradoras
e segurança das comunidades

O setor de mineração vem passando nos últimos tempos por desafios, principalmente, quanto à segurança das barragens e à relação com a comunidade. As mineradoras estão tendo que se reinventar para se adequar às exigências cada vez mais rígidas do mercado e da legislação. Nesse sentido, adotar as práticas ESG pode representar uma chave para o sucesso. As empresas de mineração brasileiras avançaram muito em sustentabilidade e devem seguir rumo à expansão continuada no sentido de incorporar questões sociais com maior abrangência, pois precisam dar uma resposta pra sociedade em relação aos impactos que elas geram, principalmente em relação a questões financeiras e uso futuro das áreas de mineração.

Quando as mineradoras chegam as comunidades, a maior parte da economia daquelas regiões gira em torno delas, fazendo com que se crie uma dependência econômica. Porém, o conteúdo de extração dessas minas tem prazo final, necessitando de um planejamento de uso futuro da área em questão, um planejamento vindo das próprias mineradoras, garantindo que as comunidades tenham garantias de desenvolvimento econômico futuro.

A questão do uso futuro de áreas mineradas tem se tornado, cada vez mais, objeto de discussão. A compreensão da importância dessa etapa, dentro do processo de planejamento da mina, tem levantado uma nova perspectiva de construção de novas relações e possibilidades de desenvolvimento de comunidades, como por exemplo as comunidades rurais.

Pela influência social e econômica que a atividade exerce por uma ou mais gerações, sobressaem, na discussão do encerramento da atividade, a proposição de novas alternativas econômicas à região.

Projeto ESG para planejamento
de mineradoras

A ManejeBem ajuda as mineradoras a criarem um planejamento de uso futuro, para fortalecerem a economia e darem novas possibilidades econômicas para as comunidades que estão sendo impactadas. Essa proposta vem de encontro com a perspectiva e visão de desenvolver a economia de regiões rurais a partir do desenvolvimento da agricultura familiar como um todo.

Agricultura a qual, que historicamente sofre com o subdesenvolvimento, com a falta de segurança econômica, com a desestruturação de cadeias produtivas, com o desequilíbrio ambiental e que está desconectada com as inúmeras possibilidades de mercado, como por exemplo, as indústrias. Nosso objetivo é dar novas possibilidades à população local, fomentando a pesquisa, a agricultura, pecuária e conectando o produtor com a indústria.

Escutamos as partes interessadas, deixando um legado para a comunidade e promovendo a sustentabilidade social, ambiental e econômica através da solução ManejeChat, uma solução tecnológica web e app, que tem a intenção de: conectar, coletar e planejar. Conectar o agricultor à uma assistência técnica agrícola. Coletar informações do campo (como plantam, o que plantam, quais as suas potencialidades e problemáticas) planejar estratégias de desenvolvimento socioeconômico e ambiental da comunidade. Nosso intuito principal é promover a melhoria da qualidade de vida e renda do produtor familiar e num futuro próximo o equilíbrio ambiental.

 
 

Conheça alguns de nossos parceiros e clientes

ManejeChat

Software para assistência técnica agrícola que conecta o produtor familiar à indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais.

 
 
 
 

Tecnologia que gera inteligência
para o desenvolvimento de produtores rurais familiares

Entre em contato agora mesmo para saber mais

Software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias produtivas agrícolas para indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais familiares.

    Veja o nosso canal

    youtube
    laranjeira-maneje-bem

    O que é Sustentabilidade?

    Saiba mais - Link Wikipédia