O pequeno produtor de mel já faz parte do cenário Brasileiro e vem crescendo cada vez mais, de acordo com os dados da Confederação Brasileira de Apicultura CBA (2019), quase metade dos produtores no País possuem até 50 colmeias, e mais de 90% possuem até 200. Este grupo de produtores responde por 60,2% da produção nacional de mel.
A Apicultura está se tornando uma atividade comum ao pequeno produtor, de modo a complementar a renda familiar, portanto, está se tornando um instrumento de inclusão econômica, alternativa de emprego e renda as famílias rurais.
Outra característica que ajuda no crescimento é a condição favorável para a criação das abelhas em todas as regiões. Além disso, o apiário não necessita de cuidados diários, permitindo que os apicultores tenham uma outra fonte de renda.
Home > Pequeno produtor de mel
A produção de mel no Brasil envolve cerca de 350 mil pessoas, essa atividade gera renda e ajuda a fixar o homem no campo. Segundo a Confederação Brasileira da Apicultura (CBA), a produção nacional chega à cerca de 40 mil toneladas, levando o Brasil ao quinto lugar no ranking de produtores mundiais. Mas estima-se que essa produção poderia ser de até 200 mil toneladas/ano.
Há uma necessidade de desenvolvimento de uma cultura associativista/cooperativista entre os apicultores, pois muitos atuam de maneira isolada e não reconhecem ou simplesmente ignoram os benefícios oriundos da união entre os produtores de mel, gerando uma grande expectativa em relação ao apoio e atuação do Governo e outras entidades para o financiamento e sustentabilidade do setor.
A apicultura é uma atividade que requer capacitação e apoio governamental para que seu produto torne competitivo no mercado nacional e internacional. A capacitação proporcionará habilidades de manejo com a produção e o apoio governamental os meios para que essas famílias consigam por em prática esses conhecimentos adquiridos.
A maioria desses produtores encontra-se em regiões muito afastadas e com condições precárias de sobrevivência o que torna essa assistência fundamental não só para a produção de mel como para uma vida mais digna.
ManejeBem vem atuando nesse cenário desde o início, com a proposta de levar assistência técnica gratuita e especializada para todos os pequenos produtores de mel, orientando todos, não só em relação aos manejos e produção, mas na forma de gerir a propriedade e colheita também.
Software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias
produtivas agrícolas para indústria e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais familiares.
A ManejeBem é Empresa B, pelo mundo e por você
Acre (AC)
Alagoas (AL)
Amapá (AP)
Amazonas (AM)
Bahia (BA)
Ceará (CE)
Distrito Federal (DF)
Espírito Santo (ES)
Goiás (GO)
Maranhão (MA)
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Minas Gerais (MG)
Pará (PA)
Paraíba (PB)
Paraná (PR)
Pernambuco (PE)
Piauí (PI)
Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS)
Rondônia (RO)
Roraima (RR)
Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP)
Sergipe (SE)
Tocantins (TO)
Software para assistência técnica agrícola que conecta o produtor familiar à indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais.
Medir impacto para transformar o futuro
©Copyright 2019 – ManejeBem – Todos os Direitos Reservados