fbpx
ATER Digital

ATER Digital

ATER digital significa Assistência Técnica e Extensão Rural e é um ramo das Ciências Agrárias. A assistência técnica contribui para a elevação da produção, produtividade, e qualidade de produtos e serviços rurais. Já a extensão rural fornece Educação Formal contínua para o meio rural e pesqueiro. É um processo cooperativo que leva a família agrícola (adultos e jovens), ensinamentos sobre a agricultura, pecuária e economia doméstica, que podem modificar e aprimorar hábitos e atitudes familiares, em aspectos técnicos, econômicos e sociais de forma a melhorar a qualidade de vida.

A extensão rural possui um caráter coletivo, sendo um processo educacional que transfere conhecimentos e tecnologia para as famílias, ensinando a resolução própria dos problemas pelo agricultor, fornecendo instrumentos para otimizar o uso de recursos e tornando-os menos dependentes de fatores externos.

Já a assistência técnica é mais individualizada, pois aplica tecnologia de forma técnica, onde é o profissional que possui o conhecimento e resolve os problemas imediatos e pontuais, é um tipo de disseminação e transferência de conhecimento do técnico para o agricultor, possuindo um alcance mais restrito para a população alvo.

A extensão rural baseia-se um sistema educacional pautado na realidade rural, com programas elaborados com a população e trabalhando de forma integrada com outras agências e instituições. Utiliza e estimula a liderança e trabalho em grupo, adota a família como unidade de trabalho, adaptando-se a um processo educativo ao nível do agricultor. Articula-se com pesquisas, reavaliando constantemente o trabalho executado e atuando em favor da política de desenvolvimento do País, ou seja, é um sistema apolítico.

ATER Digital Assistência Técnica e Extensão Rural

A agricultura familiar e o setor primário brasileiro passam por diversos desafios, como a competição com sistemas agropecuários protegidos por subsídios e barreiras comerciais, impostas por países desenvolvidos, além de contar com vantagens imensuráveis como clima favorável, solos férteis e enormes áreas de terras disponíveis.

É função da ATER instrumentalizar o homem/família produtora rural a enfrentar esses desafios. Para isso é necessário extensionistas competentes trabalhando em conjunto com especialistas em assuntos e técnicas relevantes para toda a unidade produtiva e, pensando no futuro, toda a cadeia produtiva.

É necessário romper a idéia de ferramenta tecnicista e adotar metodologias e estratégias didáticas que possibilitam o protagonismo dos agricultores no processo de desenvolvimento.

ATER digital como estratégia da extensão rural

A ManejeBem atua no meio da ATER de forma online, remota e presencial, combinando assistência técnica, extensionismo rural com tecnologias de comunicação, gestão e análise. A ferramenta completa do ManejeChat permite a comunicação entre agricultores e técnicos, formando uma comunidade local ao mesmo tempo que remota, onde o compartilhamento de informações é a base fundamental para o funcionamento da tecnologia.

A capacidade de atendimento de agricultores aumenta com a participação de todos através da tecnologia do aplicativo, descobrindo novas soluções e adaptando-as a diversas realidades. Com as informações em mãos, desenvolve-se um Dashboard (Painel gráfico) para acompanhamento de indicadores sócio-agro-ambientais. Estes indicadores vão desde produtividade, peso, adubação, colheita, gestão, segurança e utilização de EPIs.

Relatórios com Insights de profissionais da área para avaliações de indicadores e Equipe de especialistas para realização de atendimento técnico agrícola possibilitam e garantem adoção de técnicas capazes de aumentar a produção e produtividade dos agricultores e suas comunidades. Além disso, elaboram-se treinamentos para agricultores, para que virem atores sociais e comunitários, e disseminem o conhecimento visando o desenvolvimento social e regional.

 
 

Conheça alguns de nossos parceiros e clientes

ManejeChat

Software para assistência técnica agrícola que conecta o produtor familiar à indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais.

 
 
 
 

Tecnologia que gera inteligência
para o desenvolvimento de produtores rurais familiares

Entre em contato agora mesmo para saber mais

Software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias produtivas agrícolas para indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais familiares.

    Veja o nosso canal

    youtube

    O que é Sustentabilidade?

    Saiba mais - Link Wikipédia