Agricultura 4.0 para pequeno produtor ManejeBem

Agricultura 4.0 para pequeno produtor

agricultura 4.0 para pequeno produtor vem causando uma revolução na agricultura, ou seja, um período de transformação tecnológica e aumento de produtividade agrícola. A última e terceira revolução foi a Revolução Verde, que aumentou a produtividade agrícola através da utilização de insumos sintéticos e tecnologia adaptada para aplicação e uso, contudo, causam consequências como impactos ambientais e desigualdade sociais, com políticas voltadas para agricultura de larga escala e dependência de agroquímicos, que degradam o solo e contaminam o meio ambiente. A agricultura digital tem o potencial de encaminhar e solucionar efeitos negativos e colaterais da Revolução Verde.

As primeiras três revoluções agrícolas impactaram principalmente técnicas de produção e tecnologia na propriedade. Já as tecnologias digitais (por exemplos aplicativos para agricultura) afetam todas as partes da cadeia agrícola, inclusive fora da propriedade.

Agricultura 4.0 para pequeno produtor vantagens

As tecnologias da Agricultura 4.0 para pequeno produtor estão nas mãos do agricultor que quer aprender e ter maior controle das atividades na propriedade. O GPS é um exemplo de tecnologia recente e que começou a ser usado em atividades agrícolas na década de 90. Significa Sistema de Posicionamento Global em inglês e possuía precisão de 20cm. Atualmente já foi substituído pelo GNSS, que significa Sistema de Navegação Global por Satélite e utiliza diversos satélites, aumentando a precisão para até 2,5cm.

O GPS e o GNSS foram e são fundamentais e de certa forma, ajudaram a criar a Agricultura de Precisão, está opera através de aplicativos e softwares/programas agrícolas, que processam informações de bancos de dados sobre a cultura, condições do solo, clima, região, cruzando os dados com os pontos obtidos nas leituras do sistema GNSS e gerando dados precisos e informativos dos locais na propriedade que necessitam de manejo, cuidados, observação ou previsões futuras.

Esta conectividade e troca de informações faz parte de um conjunto de tecnologias digitais que são integradas através de softwares para agricultura, sensores, equipamentos e sistemas. São ferramentas que facilitam o trabalho, principalmente em escala e que servem de base da Agricultura 4.0, onde as informações da propriedade e da região são utilizadas para automatizar a agricultura local, gerando precisão nas atividades, dosagem correta de insumos e apoiando decisões. A agricultura pode incorporar cada vez mais a tecnologia e os dados obtidos, cabe ao agricultor aprender e saber como usá-la.

Tecnologia que facilita Agricultura 4.0

Quando se fala em agricultura, logo se pensa nos grandes produtores, aqueles que exportam e que tem disponível toda e qualquer solução agro, mas a verdade, é que a grande maioria são de pequeno porte e se organizam em unidades familiares, são eles que alimentam o mundo. Mesmo com toda a sua importância na cadeia de abastecimento de alimentos, os agricultores sofrem a falta de tecnologia no campo.

Pensando na melhoria da produção destes agricultores, a ManejeBem desenvolveu uma tecnologia, em forma de aplicativo, que visa facilitar a assistência técnica no campo, essa solução, está sendo ofertada para cooperativas, agroindústrias e empresas de assistência técnica agrícola, visando à melhoria do trabalho de agrônomos e desenvolvimento sustentável de comunidades rurais.

Além de tornar as operações no campo ainda mais eficiente, mais sustentável e muito mais precisa, o agrônomo terá nas mãos informações valiosas para otimizar todas as etapas produtivas da propriedade. Com a tecnologia, fica muito mais fácil de identificar oportunidades e melhorias no campo, sanar problemas, encontrar soluções, descobrir o tipo de sistema de irrigação, aprender a efetuar a adubação, melhoria na gestão da propriedade e descobrir se o agricultor está pronto para acessar créditos rurais. Com a ferramenta, que ajuda a responder estas perguntas, fica muito mais fácil de manter o agricultor produtivo e qualificado para os mercados existentes. Aumentando seus lucros!

Entre em contato agora mesmo para saber mais

Software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias
produtivas agrícolas para indústria e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais familiares.

A ManejeBem é Empresa B, pelo mundo e por você

Serviços e projetos para agricultura 4.0 no Brasil

Acre (AC)
Alagoas (AL)
Amapá (AP)
Amazonas (AM)
Bahia (BA)
Ceará (CE)
Distrito Federal (DF)
Espírito Santo (ES)
Goiás (GO)

Maranhão (MA)
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Minas Gerais (MG)
Pará (PA)
Paraíba (PB)
Paraná (PR)
Pernambuco (PE)
Piauí (PI)

Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS)
Rondônia (RO)
Roraima (RR)
Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP)
Sergipe (SE)
Tocantins (TO)

Clientes e Parceiros

O que é Sustentabilidade?

ManejeChat

Software para assistência técnica agrícola que conecta o produtor familiar à indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais.