Agricultura 4.0 para pequeno produtor

Agricultura 4.0 para pequeno produtor

A agricultura 4.0 para pequeno produtor vem causando uma revolução na agricultura, ou seja, um período de transformação tecnológica e aumento de produtividade agrícola. A última e terceira revolução foi a Revolução Verde, que aumentou a produtividade agrícola através da utilização de insumos sintéticos e tecnologia adaptada para aplicação e uso, contudo, causam consequências como impactos ambientais e desigualdade sociais, com políticas voltadas para agricultura de larga escala e dependência de agroquímicos, que degradam o solo e contaminam o meio ambiente. A agricultura digital tem o potencial de encaminhar e solucionar efeitos negativos e colaterais da Revolução Verde.

As primeiras três revoluções agrícolas impactaram principalmente técnicas de produção e tecnologia na propriedade. Já as tecnologias digitais (por exemplos aplicativos para agricultura) afetam todas as partes da cadeia agrícola, inclusive fora da propriedade.

Agricultura 4.0 para pequeno produtor
e suas tecnologias

As tecnologias da agricultura 4.0 estão nas mãos do agricultor que quer aprender e ter maior controle das atividades na propriedade. O GPS é um exemplo de tecnologia recente e que começou a ser usado em atividades agrícolas na década de 90. Significa Sistema de Posicionamento Global em inglês e possuía precisão de 20cm. Atualmente já foi substituído pelo GNSS, que significa Sistema de Navegação Global por Satélite e utiliza diversos satélites, aumentando a precisão para até 2,5cm.

O GPS e o GNSS foram e são fundamentais e de certa forma, ajudaram a criar a Agricultura de Precisão, está opera através de aplicativos e softwares/programas agrícolas, que processam informações de bancos de dados sobre a cultura, condições do solo, clima, região, cruzando os dados com os pontos obtidos nas leituras do sistema GNSS e gerando dados precisos e informativos dos locais na propriedade que necessitam de manejo, cuidados, observação ou previsões futuras.

Esta conectividade e troca de informações faz parte de um conjunto de tecnologias digitais que são integradas através de softwares para agricultura, sensores, equipamentos e sistemas. São ferramentas que facilitam o trabalho, principalmente em escala e que servem de base da Agricultura 4.0, onde as informações da propriedade e da região são utilizadas para automatizar a agricultura local, gerando precisão nas atividades, dosagem correta de insumos e apoiando decisões. A agricultura pode incorporar cada vez mais a tecnologia e os dados obtidos, cabe ao agricultor aprender e saber como usá-la.

Tecnologia que facilita melhorias no campo

Quando se fala em agricultura, logo se pensa nos grandes produtores, aqueles que exportam e que tem disponível toda e qualquer solução agro, mas a verdade, é que a grande maioria são de pequeno porte e se organizam em unidades familiares, são eles que alimentam o mundo. Mesmo com toda a sua importância na cadeia de abastecimento de alimentos, os agricultores sofrem a falta de tecnologia no campo.

Pensando na melhoria da produção destes agricultores, a ManejeBem desenvolveu uma tecnologia, em forma de aplicativo, que visa facilitar a assistência técnica no campo, essa solução, está sendo ofertada para cooperativas, agroindústrias e empresas de assistência técnica agrícola, visando à melhoria do trabalho de agrônomos e desenvolvimento sustentável de comunidades rurais.

Além de tornar as operações no campo ainda mais eficiente, mais sustentável e muito mais precisa, o agrônomo terá nas mãos informações valiosas para otimizar todas as etapas produtivas da propriedade. Com a tecnologia, fica muito mais fácil de identificar oportunidades e melhorias no campo, sanar problemas, encontrar soluções, descobrir o tipo de sistema de irrigação, aprender a efetuar a adubação, melhoria na gestão da propriedade e descobrir se o agricultor está pronto para acessar créditos rurais. Com a ferramenta, que ajuda a responder estas perguntas, fica muito mais fácil de manter o agricultor produtivo e qualificado para os mercados existentes. Aumentando seus lucros!

 
 

Conheça alguns de nossos parceiros e clientes

ManejeChat

Software para assistência técnica agrícola que conecta o produtor familiar à indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais.

 
 
 
 

Tecnologia que gera inteligência
para o desenvolvimento de produtores rurais familiares

Entre em contato agora mesmo para saber mais

Software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias produtivas agrícolas para indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais familiares.

    Veja o nosso canal

    youtube
    laranjeira-maneje-bem

    O que é Sustentabilidade?

    Saiba mais - Link Wikipédia