Projeto Semear

Data De Início: 06/2022
Data De Finalização: –
Estado: SP
Municípios: São Miguel Arcanjo
N° De Comunidades Atendidas: 10
N° De Agricultores No Projeto: Até 100
Cliente: CPQD
Empresas Parceiras: Cpqd, Secretaria Da Agricultura Local
Sistemas Produtivos: Ameixa, Hortaliças, Pêssego, Caqui, Uva, Abobrinha, Abóbora, Ervilha, Tomate, Outra, Abacaxi, Chuchu, Frutíferas, Leguminosas, Milho, Pimentão, Pepino

O projeto em parceria com a CPQD é uma iniciativa que tem como objetivo oferecer suporte técnico aos pequenos agricultores familiares do município de São Miguel Arcanjo – SP. Com foco em diferentes produções, desde olerícolas até frutíferas, buscamos capacitar esses produtores de forma remota, proporcionando conhecimento e segurança em todas as etapas do processo agrícola, desde o plantio até a comercialização. Acreditamos que essa parceria será fundamental para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar na região e contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos cultivados. Com base nessa visão colaborativa entre a ManejeBem e CPQD, estamos comprometidos em levar todo o suporte necessário aos produtores familiares locais. Por meio de capacitação remota, nosso principal objetivo é fornecer conhecimentos técnicos atualizados sobre diversas produções agrícolas. Desde os cultivos mais tradicionais até as práticas inovadoras no campo da agricultura sustentável, queremos garantir que esses produtores tenham acesso às informações necessárias para obterem sucesso em suas atividades. Dessa forma, eles poderão enfrentar desafios com confiança e alcançar melh

Resultados do projeto

715 atendimentos entre 2022 e 2023
No ano de 2022, 83% dos entrevistados declarou não ter acesso a assistência técnica. No segundo diagnóstico, em 2023, 100% dos produtores declararam estar atendidos por esse serviço.
Os resultados do projeto demonstram que novas iniciativas foram incorporadas às propriedades como uso de adubação verde. Ou seja, as orientações técnicas repassadas aos produtores foram incorporadas na rotina produtiva. O uso de quebra ventos aumentou de 11 para 55% dos produtores.

No ano de 2023, após orientação técnica sobre as melhores formas de destinação, 90,9% dos entrevistados passaram a encaminhar as embalagens para a reciclagem ou para a devolução em locais apropriados para a recepção. Um aumento de 31% no destino correto de embalagens.

Os resultados mostram um incremento do percentual de produtores que realizam a análise de solo, passando de 84% para 90% após um ano de orientação técnica. Um aumento de 7%.

O percentual de produtores que aderem ao controle alternativo passou de 17% para 38% após o primeiro ano de assistência técnica.
No primeiro ano de acompanhamento e orientação técnica o percentual de produtores que utiliza esse tipo de tecnologia passou de 40% para 63%, um importante avanço de 59% na busca da sustentabilidade.
O acesso a credito rural passou de 61,5% para 70% no período de um ano. Um aumento de 14%.

Com orientação técnica adequada, o percentual de produtores de posse da DAP passou de 61% para 81%, um importante avanço de 33% no acesso às políticas públicas de governo.
A regularização das propriedades junto ao CAR e CEFIR é fundamental para a manutenção da legalidade das propriedades e das atividades produtivas. Após um ano de projeto, 100% dos imóveis rurais alcançaram o status de regularizados.

Os resultados mostram um aumento significativo da renda bruta familiar. No ano de 2022, a média de renda bruta mensal das propriedades era de cerca de R$6.534,18. Em 2023, a renda média bruta mensal das propriedades passou para R$ 7.628,55. Os resultados do período de acompanhamento do projeto mostram um incremento de aproximadamente 16% na renda bruta familiar.

Visualizamos também o impressionante crescimento na média dos treinamentos profissionais recebidos pelos produtores durante esse período. Em 2022, essa média era de apenas 0,54 treinamentos por ano. Já em 2023, subiu para surpreendentes 5,81 treinamentos por ano – um aumento expressivo de incríveis 915%.

Cotas do projeto

Dentro do modelo de negócios da ManejeBem, o cliente pode solicitar a implementação de um novo projeto ou efetuar a aquisição de cotas dos projetos de compensação ambiental e social financiados pela própria ManejeBem e já em execução, com total flexibilidade para escolher a quantidade desejada, de 1 a 20 cotas. “Ao adquirir uma cota, a empresa garante o financiamento parcial de um projeto em execução e ainda recebe benefícios exclusivos, como um relatório anual completo, com 5 indicadores de sustentabilidade, e comunicados mensais para atualização sobre o andamento do projeto. O cliente que decidir comprar todas as cotas disponíveis terá direito exclusivo sobre o projeto e mais de 30 indicadores acompanhados ativamente para garantir que todos os esforços estejam gerando um impacto real, eficiente e duradouro” (Juliane Blainski, CEO da ManejeBem).

0

Cotas disponíveis 100%

Entre em contato agora mesmo para saber mais

Software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias
produtivas agrícolas para indústria e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais familiares.

A ManejeBem é Empresa B, pelo mundo e por você

Clientes e Parceiros

O que é Sustentabilidade?

ManejeChat

Software para assistência técnica agrícola que conecta o produtor familiar à indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais.