
Sustentabilidade na agricultura
A sustentabilidade na agricultura baseia-se na integração entre os fatores sociais, econômicos e ambientais, desenvolvendo um sistema de agricultura sustentável. A Sustentabilidade geralmente remete ao meio ambiente, contudo é muito mais amplo. Os princípios se baseiam em questões sociais, econômicas, políticas e ambientais/ecológicas. A completa sustentabilidade relaciona todas essas questões. Somente criando políticas que integrem a parte social, econômica e ambiental será desenvolvido um sistema de agricultura sustentável.
Buscar e criar tecnologias de produção, que aumentem a equidade e sustentabilidade, sem reduzir a produtividade. A sustentabilidade depende do meio de produção, por exemplo: o uso de dejetos é considerado sustentável, mas o uso excessivo contamina o lençol freático. A agricultura orgânica também é considerada sustentável, mas deixa de ser quando é um monocultivo orgânico.
Sustentabilidade na agricultura
e integração com a natureza
A agricultura deve se integrar com a natureza, possuir gestão da propriedade, relações biológicas (praga e predador) e utilizar os processos naturais (fixação de nitrogênio por adubação verde). já existem diversos modelos e práticas alternativas ou sustentáveis: agricultura ecológica, biodinâmica, natural, regenerativa, orgânica, agroecologia, pluriatividade, associativismo/cooperativismo.
As práticas focam na redução do uso de insumos externos, como: compostagem, adubação verde, fertilização mineral, cultivo mínimo, sistema de plantio direto, rotação de culturas, consorciação de culturas/espécies animais/policultivo, controle integrado de pragas, controle biológico e caldas naturais.
A sustentabilidade completa (social, econômica, ambiental e política) é dinâmica, ao contrário do modelo atual e estático. A conservação ambiental e melhores padrões de vida devem ser abordados em longo prazo, resultando no desenvolvimento sustentável. Todas essas práticas necessitam de trabalho, instrução, experiência, atores locais e acompanhamento. O Envolvimento de instituições (associações, sindicatos, cooperativas, instituições religiosas, pesquisadores, ativistas políticos e ambientalistas) também é necessário, mudando o foco para as necessidades familiares e usando-as como pilares para o desenvolvimento, evoluindo de um tipo de sustentabilidade para outro.
Saiba como atingir objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)!
ODS 4, objetivo que visa a promoção da educação de qualidade! Com uma melhoria de 1200% no acesso à assistência técnica e extensão rural, é exatamente isso que promovemos!
Nós combinamos educação, assistência técnica, extensionismo rural, tecnologias de comunicação, gestão e análise. Após a implementação de um sistema contínuo de desenvolvimento nas comunidades rurais em diferentes Estados do Brasil, aproximadamente 100% dos produtores, participantes dos projetos da ManejeBem, passaram a acessar pelo menos 1 vez ao mês o serviço de ATER proposto pela organização.
Este serviço auxiliou na coleta de dados e no desenvolvimento sustentável de comunidades rurais em diferentes regiões do Brasil!
Sustentabilidade na agricultura local
Para tornar a sustentabilidade viável baseia-se na realidade da agricultura local, na capacidade e experiência dos atores e no ambiente e espaço em que vivem. No momento em que estes se considerarem como agentes da mudança, haverá desenvolvimento sustentável, pois estarão capacitados e compreendendo gestão, limites, potenciais, características fundamentais para explorar o contexto local. Deve-se entender e trabalhar a realidade dos produtores, conservando e aumentando a qualidade de vida dos agricultores, melhorando o acesso à saúde, educação, lazer, informação, meios de transporte, disponibilidade de energia, economia local e dinâmica. Em relação as tecnologias, as melhorias estão no preparo do solo, uso de adubos e corretivos, irrigação, mecanização, tratos culturais, seleção de sementes, colheitas, agregação de valor aos produtos, orientados em obter econômicos positivos que, se tornarão resultados sociais sustentáveis.

Desenvolvimento de projetos para
sustentabilidade na agricultura no Brasil
Acre (AC)
Alagoas (AL)
Amapá (AP)
Amazonas (AM)
Bahia (BA)
Ceará (CE)
Distrito Federal (DF)
Espírito Santo (ES)
Goiás (GO)
Maranhão (MA)
Mato Grosso (MT)
Mato Grosso do Sul (MS)
Minas Gerais (MG)
Pará (PA)
Paraíba (PB)
Paraná (PR)
Pernambuco (PE)
Piauí (PI)
Rio de Janeiro (RJ)
Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS)
Rondônia (RO)
Roraima (RR)
Santa Catarina (SC)
São Paulo (SP)
Sergipe (SE)
Tocantins (TO)
Conheça alguns de nossos parceiros e clientes

ManejeChat
Software para assistência técnica agrícola que conecta o produtor familiar à indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais.

Tecnologia que gera inteligência
para o desenvolvimento de produtores rurais familiares


Entre em contato agora mesmo para saber mais
Software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias produtivas agrícolas para indústria
e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais familiares.
